segunda-feira, 13 de abril de 2009


Graffiti
Jovens tentam mostrar o que para muitos é lixo para outros é uma arte, um sentimento, uma expressão

Durante muito tempo os jovens de classe media, baixa ou alta, vem tentando mostrar que o que para muitos não significa nada para eles é tudo. O graffiti nasce através do pichi um modo onde os artistas encontra para desabafar o que eles sentem.
Um jovem cuja o nome fictício é Islim conta sua história "Inicieimeus trabalhos na rua no ano de 1997. Dei seguimento a essa origem por fato de estar também na rua, mas não pelo graffiti, mas sim na pichação, então sempre tinha trabalhos coloridos espalhados em São Paulo, ao invés so preto fosco. Ao ver muros coloridos decidi dar continuidade a minha expressão da letra fosca para letras mais trabalhadas e coloridas" conta Islim.
Muitos jovens tem suas histórias muito parecidas com a dele, uns resolve ficar só na pichação por ter mais adrenalina e outros resolve continuar mostrando suas expressões de uma forma mais agradável aos olhos. De acordo com eles mesmos a pichação não é uma sujeira e sim um desabafo deles, o difícil é fazer os donos das casas e comercio aceitarem tudo isso.
"É o desabafo! Muita gente treina jiu-jitso e fica esperando alguém para dar porrada e se acha bom. Quem faz graffti tem isso no sangue. Espera o momento e a hora que não agüenta mais e vai para rua pintar" diz um graffiteiro que não quis se identificar.

Um comentário: